VI ENCONTRO LABOR
VI Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores

Educação como Prática da Esperança

Fortaleza - CE de 12 a 14 de novembro de 2019

O VI ENCONTRO LABOR, acontecerá em Fortaleza - CE de 12 a 14 de novembro de 2019

VI Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores

Educação como Prática da Esperança

VI ENCONTRO LABOR

Conheça mais sobre o evento

A Universidade Federal do Ceará, por meio do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional – LABOR, em Parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC, promove o VI Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores, com a finalidade de discutir a Educação na perspectiva emancipatória e a sua relação com o desenvolvimento social, econômico, político, cultural do Brasil e do mundo. O encontro, em anos anteriores, abordou temáticas voltadas ao mundo do trabalho e sua relação com a educação. Nesta edição, o debate ocorrerá em torno de uma educação emancipatória, isto é, pautada na construção intelectual, na autonomia de pensamento e na formação humana integral. A escola e o sistema educacional são ferramentas fundamentais no processo de construção e reprodução da sociedade, não somente expondo o conhecimento sistematizado já construído mas, também, desenvolvendo novos saberes e questionando os existentes. Para tanto, é necessário um ambiente de liberdade de debate e de produção do conhecimento. A temática deste ano: “Educação como prática da esperança”, destaca a Educação e a escola como campos de resistência ao controle sobre o saber, ao cerceamento ideológico destilador de ódio e intolerância. O evento mantém como característica a abrangência internacional, compreendendo a realização de conferências magnas, palestras, mesas redondas, comunicações, socialização de pesquisas e exposição de pôsteres, voltando-se, para a difusão e debate de ideias e teorias referenciais da educação, trabalho, formação humana, assistência social, desenvolvimento econômico-social e cultural. Adicionamos a realização de minicursos e exposições culturais. Trazer à luz a temática da educação como construção da esperança, como tema central deste VI Encontro Internacional do Labor/UFC, mostra sua vivacidade. Dessa maneira, continua atual a defesa de uma escola que objetive a formação humana, na qual se desconstrua a hierarquia entre o saber e o fazer. Por fim, os organizadores deste Encontro esperam que o resultado das discussões contribuam para o desenvolvimento da educação nacional.

Você sabe o que vai acontecer no Encontro Labor?

Antecipamos um pouco das atividades que estão planejadas para o Encontro Labor. Vamos conferir?

Palestras

A organização do Encontro Labor está  fazendo contato com pesquisadores e instituições que desenvolvem  pesquisas relevantes e inéditas. Teremos debates emergentes e necessários

ATIVIDADES

Ao submeter  uma atividade em um evento acadêmico, você tem a oportunidade de enriquecer seu curículo e conhecer pessoas de várias instituições.  Vamos nos animar?

Publicação

No Encontro Labor você tem a oportunidade de  apresentar e publicar sua pesquisa em E-BOOK. Enriqueça seu currículo e interaja com pessoas que pesquisam temas próximos aos seus!

1000

Público estimado

600

Trabalhos submetidos

30

Palestras e cursos

80

Convidados

Você já conhece Fortaleza/CE?

Batizada de Loira Desposada do Sol pelos versos do poeta Paula Ney, a metrópole cearense é a cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará e 5ª maior do País, é a capital brasileira mais próxima da Europa, estando a 5.608 km de Lisboa, em Portugal. Fortaleza se distribui em 15 principais praias  e é um dos destinos turísticos mais procurados por turistas estrangeiros. Também com o clima cálido o ano todo, é impossível não se apaixonar por uma cidade que ao mesmo tempo é praiana e metrópole!

Cidade

Atrações não faltam na capital cearense. A começar pela bonita orla central formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, unidas pela Avenida Beira Mar, lugar muito frequentado por turistas e moradores ao entardecer.
A Gastronomia em Fortaleza é tipicamente nordestina; baseia-se, fundamentalmente, na pesca, na pecuária e em algumas culturas agrícolas. O feijão e o arroz oferecem um dos pratos mais típicos da região: o baião-de-dois com manteiga e queijo de coalho.
Metrópole de vida noturna agitada, Fortaleza tem balada a semana toda - a segunda-feira, aliás, é considerada como uma das melhores. No quesito cultura vale conferir a programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com teatros, cinemas, shows, museus e bares; ou simplesmente, apreciar a moderna arquitetura da construção. Não se pode deixar de vislumbrar também a fachada art nouveau do Theatro José de Alencar, seja durante um espetáculo ou através de uma visita guiada.
Já com relação ao artesanato, é possível encontrar belos trabalhos espalhados por toda a cidade. São diversas feiras e mercados, onde a beleza e o encanto dos trabalhos em renda de labirinto, a mais tradicional do estado, dividem espaço com as redes de dormir, as garrafinhas com desenhos de areia colorida, além dos objetos em argila e madeira.
Fortaleza é conhecida como capital do humor no país. Os shows de humor são um grande pilar do seu cenário turístico, movimentando milhões de espectadores ao ano. 

Local Evento

Escola Superior do Parlamento Cearense - Unipace
Rua Barbosa de Freitas, 2674
Fortaleza - CE

VI Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores

Educação como Prática da Esperança